Google Meu Negócio + SEO Local [DICAS EXCLUSIVAS]


Google Meu Negócio: O que é e como usar para expandir o alcance da sua empresa?

Não sabe do que se trata o Google Meu Negócio? Temos duas notícias para você: uma ruim e outra boa. A ruim é que já passou da hora de você saber o que é o GMN. A boa é que depois deste post, você apenas não se tornará um pequeno expert na plataforma como terá em mãos um perfil vencedor.

Neste post, o pessoal da MídiasWeb traz dicas exclusivas para o Google Meu Negócio, quais informações você deve inserir para ter um perfil campeão! e quais ações você deve pôr em prática para destacar a sua empresa nas Pesquisas Google e Google Maps.

Pare de perder oportunidades e aprenda a usar o Google Meu Negócio de uma vez por todas. Basta continuar lendo.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio funciona como uma plataforma gratuita que possibilita que as empresas efetuem um cadastro para que o seu negócio seja divulgado quando for feita uma pesquisa no Google Maps e no Google+.

Diferentemente do seu antecessor, Google Places for Business, que tinha uma integração direta com o Google+ e que apresentava os resultados de busca com os comentários e as recomendações de amigos, o novo modelo é mais otimizado para a apresentação de produtos e serviços.

Falando em apresentação, não é somente o produto em si que é fornecido ao usuário no momento da pesquisa, mas também constam informações importantes da empresa, que são relevantes para o usuário avaliar melhor o seu estabelecimento.

Os principais dados exibidos nos resultados de busca são a localização no Google Maps, o endereço de e-mail, o site, o telefone, o horário de funcionamento, as fotos e os comentários dos clientes.

Essas informações não são somente úteis como um simples cartão de visita, mas são também usadas em algumas pesquisas personalizadas, como é o caso do nome da empresa, que é útil quando alguém pesquisa pelo seu negócio e também quando o internauta busca pelo seu tipo de estabelecimento em uma região específica.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indicada para todos os tipos de negócios e segmentos, do atacado ao varejo online.

O que é SEO Local?

Não fugindo muito daquilo que o Google Meu Negócio propõe, o SEO (Search Engine Optimization) Local consiste na otimização das suas páginas e do domínio para que seu negócio seja encontrado mais facilmente pelos usuários quando eles procurarem por uma empresa que esteja mais próxima do local onde se encontram.

Veja também: “SEM X SEO: ENTENDA A DIFERENÇA E ALAVANQUE SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Por isso, para aqueles empreendedores que têm o objetivo de aumentar a presença online do seu negócio em uma determinada região de atuação, seguir os requisitos do SEO Local deve ser uma prioridade no plano de marketing.

E um dos principais critérios para esse feito é justamente investir na ferramenta do Google Meu Negócio.

Portanto, não deixe escapar os milhares de futuros clientes que estão procurando por algum tipo de serviço ou produto que sua empresa pode oferecer.

Faça-se presente na hora e no local certos com o Google Meu Negócio, afinal, quem não aparece acaba perdendo a chance de realizar grandes negócios, não é mesmo?

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

a) Acesso e análise de dados

As métricas geradas pelo Google Meu Negócio são essenciais para a tomada de decisões estratégias para o seu negócio. Isso porque a ferramenta oferece acesso a todas as informações relacionadas com as pesquisas, visitas e navegabilidade do seu site.

Dessa forma, é possível ter uma visão privilegiada sobre as ações do seu público a partir da análise dos dados gerados, o que vai gerar um enorme diferencial competitivo no momento de adaptar as estratégias de forma a atrair, engajar e fidelizar um número cada vez maior de novos clientes.

b) Popularização da sua marca no digital

O uso de uma ferramenta como o Google Meu Negócio é essencial para otimizar a presença e popularização da sua marca no ambiente digital.

O seu perfil será um importante canal de compartilhamento de informações com os seus potenciais clientes, o que contribuirá para a credibilidade da sua empresa na web.

Além disso, essa popularização será definidora para expandir o alcance da sua marca pela internet, garantindo que a sua empresa seja encontrada pelos clientes no momento em que eles mais precisam. E essa eficiência na divulgação pode ser o grande diferencial para melhorar o desempenho do seu negócio, fechando mais e novas vendas.

c) Maior interação com seu público-alvo

Uma das principais funcionalidades do Google Meu Negócio é a possibilidade de deixar comentários a respeito das empresas ou da experiência de compra.

E essa pode ser a oportunidade perfeita para engajar e gerar uma interação ainda mais próxima com o seu público, que participa do desenvolvimento da imagem da sua marca na web com notas de avaliação, opiniões, dúvidas e críticas.

O papel do seu time de marketing é responder a cada uma das solicitações e manter a sua página sempre atualizada, garantido a satisfação dos clientes atuais e, consequentemente, cativando um novo grupo.

d) Credibilidade

Ao investir em uma página bem trabalhada na web, você passa mais credibilidade para o seu público e aumenta as chances de fechar novos negócios. Afinal, os consumidores tendem a dar preferência de compra para empresas que têm presença online.

CONCLUSÃO: Por que minha empresa precisa usar essa plataforma?

É inegável o aumento da divulgação que a empresa ganha usando o Google Meu Negócio, porém, não é somente na divulgação em geral da marca que essa ferramenta demonstra o seu potencial.

A aplicação dessa plataforma também é bastante importante no processo de fidelização e de melhora da imagem de uma marca em geral, pois, por meio dela, é possível interagir com os clientes, respondendo aos comentários que eles deixam na página da sua empresa.

Além disso, por meio desse contato direto, a empresa pode muito bem identificar algum aspecto relacionado ao atendimento, ao produto ou ao serviço que precisa ser melhorado e, dessa forma, repará-lo de forma rápida e eficiente.

E não para por aí, o marketing digital é muito amplo, engloba vários canais e definitivamente, cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é um primeiro passo bastante importante.

Agora, se você quer ter mais resultados com o Marketing Digital é indispensável criar um site profissional para a sua empresa, clique aqui e descubra as vantagens da nossa Criação de Sites em WordPress.