Os 10 Melhores Livros de Marketing. #ListaMídiasWEB

“- Não há nada a perder, não é mesmo?”

Pensando na importância de buscar conhecimento aprofundado na literatura, o pessoal da MídiasWeb lista aqui os 10 melhores livros de marketing.

É impossível dispensar a importância do marketing para qualquer tipo de negócio hoje em dia.

Independente do tipo da sua empresa — seja ela extremamente tradicional ou nova, jovem e dinâmica —, o marketing se faz necessário para definir e fortalecer sua voz, sua imagem e, claro, prospectar e gerar leads.

“- Está preparado para aumentar sua lista de leituras?”

Acompanhe a #ListaMídiasWEB e conheça as escolhas de livros indispensáveis para conhecer tudo sobre Marketing!

1. Administração de Marketing — Philip Kotler e Kevin Lane Ketler (14ª edição: 2012)

Kotler é, certamente, o autor referência dos estudos de marketing na área acadêmica. Administração de Marketing, que teve sua primeira edição publicada em 1967, hoje em dia é considerado a bíblia dos profissionais da área. Leitura indispensável!

No livro, Kotler e Ketler tratam dos conceitos, da definição de marketing e de estratégias de comunicação — como precificação, concorrência de mercado e outros.

2. A Vaca Roxa — Seth Godin (2003)

O título do livro pode ser engraçado, mas A Vaca Roxa está entre os melhores livros de marketing da atualidade!

Para entender porque, vamos contar um pouco sobre Seth Godin: ele é um profissional com anos de experiência, foi CEO de uma das maiores empresas de marketing dos Estados Unidos e, hoje, transmite sua experiência escrevendo livros sobre comunicação e negócios.

A Vaca Roxa explica que, com a alta competição do mercado, é praticamente impossível alcançar sucesso apenas com slogans bem escritos ou anúncios bonitos.

É preciso muito mais do que isso para chamar a atenção de um público que está sendo bombardeado de informação a cada minuto!

3. A Bíblia do Marketing Digital — Cláudio Torres (2009)

“- É impossível não reconhecer a importância da internet nas estratégias de negócios hoje em dia, não é mesmo?”

Por isso, é importante que gestores e gerentes de marketing estejam sempre atualizados nas práticas de marketing digital.

O livro de Cláudio Torres é um guia prático para implementar ações de comunicação no meio digital, que inclui até roteiros práticos para serem aplicados no dia a dia. Ele traz, também, informações das principais mídias presentes na web e descrição de ferramentas e ações.

Não é todo mundo que tem um conhecimento abrangente de marketing e publicidade, e, nesse caso, A Bíblia do Marketing Digital é um bom começo: é um livro acessível, feito para qualquer pessoa que tem interesse em colocar seus negócios no meio digital.

4. As 22 Leis Imutáveis do Marketing — Al Ries e Jack Trout (Edição 2004)

Este livro é de 1994, mas não perde sua relevância.

O título é bem auto-explicativo: os autores Ries e Trout expõem os que eles consideram as 22 leis indispensáveis do marketing.

Eles partem da premissa de que criatividade, estratégia e investimento por si só não resultam em uma campanha de marketing de sucesso.

“- Se uma das 22 regras for quebrada — seja intencionalmente ou por acidente! —, a campanha vai falhar.”

O livro guia o leitor por essas leis e explica, em detalhes, o que funciona e não funciona no marketing.

5. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante — W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2005)

“- Já imaginou não ter que se preocupar com sua concorrência?”

Imagina ter um público tão bem segmentado e definido, que tem um grau de identificação alto com sua marca, que é única?

Os autores estudaram mais de 100 marcas diferentes para entender como elas chegaram em suas posições de destaque e, depois da análise, perceberam que o que as empresas tinham em comum era a criação de nichos de mercado.

Ou seja, marcas que tem uma individualidade construída tão forte que, ao formarem nichos, não precisam se preocupar com a concorrência ao seu redor! Uma lição e tanto, não é mesmo?

6. Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano — Philip Kotler (2010)

“- Já falamos da importância dos estudos de Kotler para o marketing, certo?”

O marketing 3.0 é um conceito super atual que coloca em foco o cliente — e, principalmente, o comportamento de consumo do século XXI.

Este livro ajuda a entender como os novos consumidores atuam: seu caráter idealista, que procura comprar experiências e não produtos, e que têm acesso à todo tipo de informação na palma da mão.

É uma dinâmica bem diferente do que as mostradas nos estudos de marketing de décadas anteriores, e é por isso que esse livro é tão importante! Entender o comportamento dos clientes é essencial para direcionar estratégias de negócios com sucesso.

7. Ideias que colam: Por que Algumas Idéias Pegam e Outras Não — Dan Heath (2007)

Você já parou pra refletir sobre porque algumas campanhas de marketing viralizam num instante e outras não conseguem chegar lá?

O livro de Dan Heath é um best-seller justamente por tratar dessa temática: quais são os fatores que levam ideias ao sucesso e adesão absolutos.

O autor expõe os principais princípios que as ações devem atender para atingir esse objetivo — entre elas, estão simplicidade, acessibilidade, concretude e apelo emocional. Além disso, o livro deixa claro de que ideias excepcionais não são privilégios de pessoas hiper inteligentes ou de deuses do marketing: com conhecimento, todo mundo consegue colocá-las em prática!

8. Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell — Charlene Li e Josh Bernoff (2009)

Esse livro é excelente para empreendedores por se tratar do impacto causado pelas redes sociais nos negócios.

Os autores pesquisaram dados reais de grandes marcas e, no livro, apresentam cases sobre como o uso do Facebook, YouTube e blogs, por exemplo, foram fundamentais para alavancar vendas e fortalecer identidades de marcas. Leitura indispensável para gestores que procuram entender como lidar com a força das redes sociais na web.

9. Likeable Social Media — Dave Kerpen (2011)

Ainda sem versão em português, Likeable Social Media — ou, em tradução livre, mídias sociais “gostáveis” — é um livro diferente sobre mídias sociais.

Ao contrário dos outros desse segmento já apresentados aqui, Dave Kerpen fala do poder de adesão das redes sociais por outro enfoque: aproveitar o poder da propaganda boca a boca para transformar seu negócio.

Se sua empresa entrega valor, surpresa e confiança — e transmite isso em suas redes sociais —, seus clientes vão se tornar divulgadores do seu serviço.

10. Content Rules — Ann Handley e C. C. Chapman (2012)

Sabemos que, com o número de plataformas de produção, divulgação e transmissão de conteúdo que temos hoje — desde o YouTube até o Medium —, é comum se sentir perdido e não saber qual deles tem mais a ver com seu negócio, e onde investir.

Content Rules é justamente sobre isso: ele aborda as várias formas de conteúdo e como conseguir resultados de engajamento do público.

Gostou? Então, Compartilhe!
Facebook
Facebook
Google+
http://www.blog.midiasweb.com/os-10-melhores-livros-de-marketing-listamidiasweb/
Pinterest
LinkedIn