Início / Dicas Social Media / 10 Maneiras de Criar uma Presença Marcante nas Redes Sociais

10 Maneiras de Criar uma Presença Marcante nas Redes Sociais

Cerca de 81% da população dos Estados Unidos usá pelo menos uma plataforma de redes e mídias sociais.

Esse número cresce cerca de 5% ao ano e se continuar assim, essa taxa chegará a 100% no final de 2021.

As mídias sociais fornecem informações amplas às empresas que desejam criar conteúdo relevante voltados para o seu público-alvo.

É inevitável que a audiência que você está tentando alcançar esteja em pelo menos uma rede social. Mas já não basta apenas “aparecer“.

O pessoal da MídiasWeb analisará 10 formas de criar uma presença social relevante. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Existem inúmeros públicos dispostos a interagir com a sua marca no “mundo social on-line”. Isso significa que, se você quiser criar uma presença social poderosa, você deve primeiro entender seu público.

Quando uma marca está tentando alcançar um subconjunto específico da população, os comerciantes começam criando uma personalidade do cliente. Pense em uma pessoa como uma forma de resumir as tendências demográficas e psicográficas de um grupo.

Armado com esta informação, é muito mais fácil criar campanhas convincentes que envolvam o público-alvo.

Da mesma forma, como alguém tentando criar uma presença social atraente, pode fazer sentido conhecer seu público-alvo em primeiro lugar.

  • Quais são os seus gostos e desgostos?
  • Como eles preferem consumir mídia?
  • Que plataformas de mídia social eles usam mais e o que os motiva a usar essas plataformas?

2. Estude seus concorrentes

Se você está apenas começando, pode ser difícil saber como se envolver melhor os seguidores. Para acelerar o crescimento de sua mídia social, estude concorrentes diretos que já fizeram bom uso das mídias sociais, e pergunte-se:

O que eles estão fazendo para envolver seus seguidores?

3. Varie os formatos das mídias e publicações

Um grande componente das plataformas de redes sociais é o frescor do conteúdo. Geralmente, quando as pessoas ouvem esse termo, acham que ele se refere à frequência com que o conteúdo é publicado.

Embora seja importante quando você publica conteúdo, o frescor também se refere ao formato no qual o conteúdo está publicado.

“Em um ponto, todas as postagens do Instagram eram imagens.”

Em seguida, a plataforma trouxe conteúdo de vídeo e carrossel a bordo, e eles se tornaram instantaneamente populares.

4. Domine as peculiaridades das plataformas

Se você estiver usando mais de uma plataforma de mídia social, é importante entender as qualidades únicas que tornam a plataforma atraente para os usuários.

Uma vez identificados, mestre essas qualidades únicas para garantir que seu conteúdo aproveite ao máximo os pontos fortes da plataforma.

Por exemplo, você não usaria o Twitter para compartilhar uma grande quantidade de conteúdo de fotos ou vídeos (Instagram e Snapchat são melhores para isso).

Da mesma forma, você não usaria o LinkedIn para compartilhar atualizações altamente pessoais (o Twitter e o Facebook são melhores para isso).

Mantenha-se em cima das mudanças da plataforma para garantir que seu conteúdo seja o mais envolvente possível.

5. Atribua um valor ao conteúdo do seu negócio

Novamente, se você estiver gerenciando várias plataformas de redes sociais para promover a mesma marca, certifique-se de dar aos seguidores um motivo para segui-lo em cada uma dessas plataformas.

Uma maneira de oferecer aos seguidores uma experiência única é fornecer-lhes uma espiada atrás da cortina. Mostre-lhes o que a vida do dia-a-dia da empresa parece.

Plataformas de redes sociais como Instagram e Snapchat são ideais para compartilhar conteúdos de bastidores que fazem os seguidores sentir que têm acesso exclusivo a uma marca que eles importam.

O Salesforce faz um bom trabalho de saber quando e onde compartilhar o conteúdo dos bastidores. No exemplo abaixo, o Salesforce usa o Twitter para compartilhar conteúdo e promover produtos.

6. Faça uso do conteúdo gerado pelos usuários

O conteúdo gerado pelo usuário (também conhecido como UGC) é uma ótima maneira de re-compartilhar conteúdo envolvente que também oferece aos seus seguidores prova social.

As empresas de automóveis são adeptas da re-partilha da UGC para criar uma envolvente presença nas redes sociais.

7. Obtenha influenciadores

De acordo com um estudo da Ogilvy, 74% dos consumidores se dirigem para as redes sociais para orientação ao tomar decisões de compra.

O marketing do Influencer aproveita o poder das celebridades de redes sociais confiáveis ​​para ajudar as perspectivas a tomar a melhor decisão de compra.

Embora o marketing de influenciadores às vezes possa ser difícil de medir, usar um código de checkout ou links de rastreamento podem ajudar as marcas a testar o impacto financeiro imediato do trabalho com um influenciador de mídia social.

No mínimo, influenciadores que têm experiência criando conteúdo envolvente para um público específico podem dar-lhe conselhos sobre como se envolver melhor com os seguidores.

8. Vídeo ao vivo estão em alta

De acordo com Livestream, 80% dos entrevistados dizem que preferem assistir a um vídeo ao vivo de marca do que um post no blog.

Este novo interesse em livestreaming explica por que plataformas como o Twitter e o Facebook investiram fortemente na produção de produtos vivos para usuários.

Para aqueles interessados ​​em criar conteúdo envolvente de mídias sociais, o modo de vida é o caminho a seguir. As plataformas tendem a recompensar o conteúdo vivendo ao mesmo tempo, alertando os seguidores quando você vai ao vivo.

9. Aumente seu engajamento respondendo os comentários

Não há melhor maneira de incentivar os seguidores a se envolver com o conteúdo do que a interagir com aqueles que o fazem.

Curtar ou responder a um punhado de comentários de seguidores é uma ótima maneira de encorajar outros seguidores a se envolverem com o conteúdo no futuro.

Esse processo pode criar um ciclo virtuoso que ajuda a aumentar consistentemente a taxa de engajamento. Eu, pessoalmente, criei uma ferramenta de Calendário para ajudar com isso, confira.

Conclusão…

“Existem muitas táticas diferentes que você pode empregar para criar conteúdos de redes sociais atraentes.

Conhecer o seu público, o conteúdo variável e o domínio de cada plataforma de redes sociais proporcionará um bom começo.

Também é uma boa idéia estudar a concorrência e considerar empregar os comerciantes e o conteúdo gerado pelo usuário.”

Black Night 468x60

Sobre Rafael Mendes

Gestor de Marketing Digital e Desenvolvedor Web (PHP). Focado em Usabilidade e Criação de Peças Publicitárias.

Leia também...

Neuromarketing: O Poder Oculto das Escolhas

O Neuromarketing utiliza técnicas sofisticadas de investigação neurológica. Em princípio, todas elas têm um objetivo …